CURSO: CÁLCULO DE ESPESSURA DE ISOLANTE TÉRMICO

1. Descrição

O curso será ministrado através de vídeo aulas gravadas.

Todo o suporte ao aluno será dado através de whats app.

2. Objetivos

Ao concluir o curso, o aluno será capaz de realizar todos os cálculos necessários para encontrar a espessura mínima de isolante térmico para atender uma determinada condição.

Por exemplo, espessura de isolante para um forno, uma tubulação ou reservatório esférico.

3. Público Alvo

O curso se destina a todas as pessoas que querem aprender como calcular a espessura do isolante térmico para situações diversas.

4. Conteúdo Programático

Estão previstos a abordagem dos seguintes temas:

1.  Introdução a Transferência de Calor

1.1.          As três formas de transferência de calor: Condução, Convecção e Radiação

1.2.          Cálculo de Condução

1.2.1.Condução em paredes planas

1.2.2.Condução em paredes cilíndricas

1.2.3.Condução em paredes esféricas

1.3.          Cálculo de Convecção

1.4.          Cálculo de Radiação

1.5.          Conceito de resistência térmica

1.5.1.Resistência Térmica de Condução

1.5.2.Resistência Térmica de Convecção

1.5.3.Resistências Térmicas em Série

1.5.4.Resistências Térmicas em Paralelo

1.6.          Condução, Convecção e Radiação Combinados

2.  Isolantes Térmicos

2.1.          O que são isolantes térmicos?

2.2.          Materiais Mais Comuns Usados como Isolantes

2.3.          Formas e Aplicações dos Isolantes Térmicos

2.4.          Cálculo de isolante térmico em paredes planas

2.5.          Cálculo de isolante térmico em paredes cilíndricas (tubulações)

2.6 Cálculo de isolante térmico em paredes esféricas (reservatórios esféricos)


Privacidade Sua informação 100% segura
Compra segura Ambiente seguro e autenticado
Conteúdo aprovado 100% revisado e aprovado

SOBRE O AUTOR DO CURSO


Micelli Camargo é engenheiro mecânico formado pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá. Possui especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp e também MBA em Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. 

Se formou em janeiro de 2005 e desde então vem atuando com vendas técnicas, tendo atuado com turbinas hidráulicas para PCH's (Pequenas Centrais Hidrelétricas), com máquinas industriais de corte CNC como "corte a plasma" e "corte a jato de água água", com compressão e tratamento de gases como compressores de parafuso e centrífugos e secadores de ar e por mais de 8 anos atuo numa multinacional do ramo de vedações industriais para equipamentos rotativos, atendendo empresas do setor químico, petroquímico, farmacêutico, papel e celulose e industrias em gerais, atuando não só na especificação de selos mecânicos e sistemas de selagem mas também com acompanhamento e instalação dos dispositivos nos equipamentos bem como o comissionamento e start-up, além de treinamentos "in company". 


Já na área de EDUCAÇÃO e TREINAMENTO, desde de muito jovem já atuava como professor particular de matemática para alunos do ensino fundamental. Quando estava na faculdade, atuou como professor de física e química no ensino médio e técnico em escolas estaduais em Itajubá. 


Já em São Paulo, atuou por vários anos numa faculdade em curso de engenharia mecânica, tendo lecionados disciplinas como: Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Resistência dos Materiais, Sistemas Fluido Mecânicos, Pneumática, Hidráulica, entre outros. 


Seguindo sua vocação para educação, em 14 de maio de 2016 iniciou seu Canal no Youtube "Engenharia e Cia" e hoje conta com mais de 8220 inscritos. Iniciou com aulas de Mecânicas dos Fluidos e atualmente já disponibiliza aulas de Termodinâmica, Vibrações, Estática, além de diversos vídeos de curiosidade técnicas, sendo o vídeo mais visto, sob título "O que é Selo Mecânico e como Funciona."

Também está presente no Facebook com a página "Cursos Engenharia e Cia" hoje, com 1530 seguidores e também promove um grupo "Engenharia & Cia", e também não podia faltar, sua presença no Linkedin. 


Após a insistência de vários alunos que queriam cursos mais completos, ele elaborou seu primeiro curso de "Vibrações Mecânicas".